Morreu, na madrugada deste sábado, Circe Terezinha da Rocha. Ela era professora aposentada e foi vereadora em Santa Maria. Circe tinha 68 anos.
A professora foi uma das fundadoras do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm). O sindicato hoje representa os professores vinculados à rede municipal de educação.
Em nota, o Sinprosm lamentou a morte de Circe. O texto a menciona como "uma das mais destacadas lideranças da história da entidade". Antes ainda da fundação do sindicato, Circe chegou a ser exonerada da rede municipal, no final dos anos 1970. Ela participava da Associação dos Professores Municipais (APM).
Quando retornou, na década de 1980, Circe participou das primeiras gestões do Sinprosm. Ela assumiu a coordenação em 1994. Na época, os professores da rede municipal comandaram uma greve para cobrar salários atrasados.
Nascida em Santa Maria, Circe era professora de história e lecionou em instituições da cidade, como as escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Fontoura Ilha, Dom Luiz Victor Sartori, Martinho Lutero e Duque de Caxias.
MANDATO
Entre 2001 e 2004, Circe atuou como vereadora em Santa Maria. Ela foi eleita, à época, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ao final do mandato, a professora optou por não tentar a reeleição.
VELÓRIO
Circe estava internada no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, onde morreu. A prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de um dia pela morte de Circe.
O velório ocorre na Capela Ipê-roxo do Memorial São Martinho, na Avenida Prefeito Evandro Behr, próximo ao viaduto do Castelinho, até as 17h. Depois, o sepultamento será no Crematório Santa Rita. Ela deixa as filhas Lara Rocha e Janaíta Golin, neta e genro.